Fórum de Combate à Corrupção realiza projeto 'Focco em Movimento' na Capital

Estudantes e professores de escolas públicas de João Pessoa e representantes da comunidade lotaram o auditório do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), na manhã desta quarta-feira (12/12), para a Audiência Pública e a Premiação do Concurso de Redação do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção. Os eventos fazem parte do projeto itinerante “Focco em Movimento”, que percorre cidades paraibanas para ouvir a população, incentivando o controle social e o combate à corrupção. VEJA AQUI mais fotos do evento.

A audiência foi aberta pelo promotor de Justiça, Leonardo Quintans, que representou o coordenador do Focco-PB, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Ele explicou o funcionamento do Fórum e como a população pode ter acesso aos seus órgãos (os nomes e endereços podem ser consultados no site www.foccopb.gov.br) e explicou como seria a dinâmica do evento.

Logo após, o presidente do TCE, André Carlo Torres, também saudou o público, com palavras de incentivo para que os cidadãos ali presentes acompanhassem as gestões públicas. O superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), na Paraíba, Gabriel Aragão Wright, apresentou os curtas vencedores do “3º Concurso de Vídeos 1 Minuto Contra a Corrupção”.


O debate

Adotando um estilo mais informal, os integrantes do Focco apresentaram o trabalho realizado pelos órgãos os quais representam e se colocaram à disposição da plateia, a maioria alunos de escola pública, para responder a seus questionamentos. Além de Quintans, André Carlo e Wright, participaram das discussões: Sérgio Rodrigo Castro Pinto (MPF), Letacio Guedes (CGE), Márcio Sueth (TCU), Cláudio Gadelha (MPT), Luciano Andrade (MPC), João Ricardo Coelho (Jucep),

Bruno Gustavo Moreira Soares (AGU), Severino Souza de Queiroz e Regina Souza dos Santos (CGM), Chrystiane Mariz Maia Pessoa (TCE) e Roseane Cunha (Funasa).

Os estudantes e outros cidadãos questionaram a representatividade das mulheres e dos negros no Focco e nas instituições integrantes; defenderam políticas públicas para pobres; melhorias nas escolas públicas e nos demais serviços custeados com os impostos da população, medidas de combate à violência contra mulheres e meninas, entre outros assuntos. Os questionamentos foram respondidos e serão levados à próxima reunião do Focco para avaliação.

O concurso público

Logo após, foram anunciados os vencedores do 2º Concurso de Redação do Focco e os alunos vibravam a cada nome anunciado. O evento conta com o patrocínio do Zarinha Centro de Cultura, que premiou os vencedores com cursos de português, e da construtora Alliance, que entregou smartphones aos seis melhores colocados, sendo quatro do ensino médio e dois do ensino fundamental.

As provas foram aplicadas na manhã do dia 30 de outubro, pelas secretarias de Educação do Estado e do Município de João Pessoa. O concurso reforçou, junto a alunos e professores, a importância da adoção de atitudes anticorrupção, no exercício da cidadania. O tema geral da redação foi o 'Combate à corrupção' e o subtema "O papel do cidadão no combate à corrupção".


Os vencedores

ENSINO MÉDIO

1º LUGAR - Willian Carlos Porfírio Alves - Escola Estadual Cônego Luiz Gonzaga De Oliveira

2º LUGAR - Jéssica Rebeca do Nascimento - Escola Estadual Professor

José Baptista de Mello

3º LUGAR - Anderson Lima Silva - Escola Estadual Professor Orlando Cavalcanti Gomes

4º LUGAR - Jayene Tenório Macena - Escola Estadual Professora Antônia Rangel de Farias


ENSINO MÉDIO

1º LUGAR - Giovana Silva Barbosa - Escola Municipal Lions Tambaú

2º LUGAR - Emanuel Fernandes Gomes Gonzaga - Escola Municipal Aruanda


O Focco em Movimento

O 'Focco em Movimento' foi criado em 2017, com o objetivo de percorrer as cidades paraibanas para coletar denúncias de corrupção e mostrar como os órgãos que compõe o Fórum atuam nessa frente. O evento foi realizado nas cidades de Patos, Guarabira, Sousa e Monteiro e, agora, em João Pessoa. Campina Grande deve ser a próxima cidade a receber o projeto itinerante, em 2019.



O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.