Concurso de Redação: Focco-PB visita escolas e mobiliza estudantes para combate à corrupção

Mais de 600 alunos já se inscreveram no 2º Concurso de Redação do Focco-PB

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção iniciou uma série de visitas a escolas públicas, a fim de mobilizar o alunado para discutir o 'combate à corrupção' e participar do “2º Concurso de Redação do Focco-PB”, que tem esse assunto como tema geral. As inscrições foram iniciadas na última sexta-feira e até a tarde desta segunda-feira (22), 614 alunos já estavam inscritos. O prazo termina quinta-feira (25) e a redação será aplicada na terça-feira (30/10).

Na tarde desta segunda-feira, o promotor de Justiça do órgão coordenador do Focco (Ministério Público da Paraíba – MPPB), Leonardo Quintans, visitou as escolas municipais Aruanda, no bairro Bancários, e Lions Tambaú, no Anatólia. Ele estava acompanhado de dois monitores do Zarinha Centro de Cultura, Lucas Natanael Dantas de Amorim e Vítor Domingues Duarte Paiva. Eles foram recebidos pelos diretores e professores das escolas e falaram diretamente aos alunos.

“Os professores assumiram o compromisso de abordar o tema de forma transversal nas salas de aula. Falamos aos alunos sobre a importância não só do concurso, mas, principalmente, do tema, mostrando que nosso objetivo é despertar neles a consciência sobre a importância do combate à corrupção em todas as suas formas, não só nos órgãos públicos, mas também a corrupção diária. É importante que possam ter um novo olhar para o problema e construir uma sociedade livre desse mal e mais íntegra”, disse Quintans. A visitação segue em escolas da Capital, nestas terça e quarta-feira.

Premiação

Podem participar do concurso estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, matriculados do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio, Localizadas em João Pessoa. Serão aceitas na plataforma as primeiras 2 mil inscrições, sendo 300 de alunos do município e 1.700 do Estado. Os estudantes interessados devem ler as regras no edital e realizar as inscrições na plataforma digital disponível nos sites www.foccopb.gov.br e www.zarinhaead.com.br. Serão premiados os dois melhores trabalhos da categoria '9º ano do ensino fundamental' e os quatro melhores do 'ensino médio'. Os vencedores receberão smartphones e bolsas de estudonos cursos presenciais e a distância de português.

O concurso é uma realização do Focco-PB, dentro do evento “Foco em Movimento”, com o apoio das secretarias de Educação do Estado e do Município de João Pessoa, e o patrocínio do Zarinha Centro de Cultura e da Alliance Construtora, que entregarão os prêmios aos vencedores durante audiência pública agendada para o dia 12 de dezembro. O evento faz alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro) e integrará a programação da Semana do Ministério Público, realizada pelo MPPB.

 

O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.