CGU, MPPB e Focco vão realizar etapa estadual do 11º Concurso de Redação e Desenho

O Concurso de Redação e Desenho, realizado em nível nacional pela Controladoria-Geral da União (CGU) terá uma etapa estadual, este ano. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção abraçaram a ideia, reunindo outros parceiros para sua execução. “Faça o que é certo ainda que ninguém veja” é o tema da 11ª edição do evento nacional e as inscrições já podem ser feitas. O edital de seleção local deve ser lançado nos próximos dias.

Os detalhes do edital da etapa estadual foram discutidos em reunião, na semana passada, entre o coordenador do Focco-PB, o promotor de Justiça do MPPB, Leonardo Quintans Coutinho, e o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU na Paraíba, Rodrigo Paiva, com representantes da Secretaria de Educação e do Centro de Cultura Zarinha.

O tema e as regras da etapa estadual são os mesmos do concurso nacional. É direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, sendo dividido em 14 categorias. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e ensino médio, e da educação de jovens e adultos.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos podem concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos podem participar com trabalhos do tipo “Redação”. As escolas também podem participar na categoria Escola-Cidadã, com trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

O concurso nacional receberá trabalhos até o dia 23 de agosto e o resultado com a publicação dos nomes dos três vencedores será divulgado em dezembro. Rodrigo Paiva explicou que os estudantes paraibanos deverão se inscrever no concurso nacional garantindo, automaticamente, a participação no concurso local.

A CGU se encarregará de encaminhar os trabalhos de todos os inscritos do Estado para a comissão estadual promover a premiação local, corrigindo o material dos estudantes. Se houver vencedor paraibano na etapa nacional, ele estará, automaticamente, entre os 13 premiados na etapa estadual, que serão um de cada série.

Os estudantes do ensino fundamental que obtiverem o melhores resultados receberão um tablet, cada um, no total de nove. Já os alunos do ensino médio e do EJA serão premiados com um curso de português do Centro Zarinha, conforme compromisso firmado pelo diretor da escola professor Francisco Fernandes. A premiação da etapa estadual deverá ser feita até fevereiro do próximo ano.

O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.