Focco-PB mobiliza parceiros e escolas públicas e privadas para Concurso de Desenho e Redação

O Fórum Estadual de Combate à Corrupção definiu um calendário de mobilização para a divulgação do 11º Concurso de Desenho e Redação, idealizado realizado em nível nacional pela Controladoria-Geral da União. O objetivo é que escolas públicas e privadas inscrevam seus alunos, que estarão automaticamente participando da etapa estadual, organizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), CGU e parceiros. “Faça o que é certo ainda que ninguém veja” é o tema do concurso e as inscrições devem ser feitas pelas escolas até 23 de agosto AQUI.

De acordo com o edital publicado, o tema e as regras da etapa estadual são os mesmos do concurso nacional. Alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental deverão concorrer através de desenhos. Já os estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio e os de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão escrever redações. Na etapa estadual, serão premiados 13 vencedores (um de cada ano), elencados em categorias. Na etapa nacional, há uma 14ª categoria: Escola-Cidadã, que vai premiar o melhor trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

De acordo com o coordenador do Focco-PB, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, o concurso nacional receberá trabalhos até o dia 23 de agosto e o resultado com a publicação dos nomes dos vencedores será divulgado em dezembro. Após essa etapa, haverá o recorte dos inscritos da Paraíba para o julgamento dos vencedores da etapa estadual. Se houver vencedor paraibano na etapa nacional, ele estará, automaticamente, entre os 13 premiados na etapa estadual, um de cada série.

Os estudantes do ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets. Já os alunos do ensino médio e do EJA serão premiados com um curso de português do Centro Zarinha, parceiro do evento. A premiação da etapa estadual deverá ser feita até fevereiro do próximo ano. Na próxima semana, o material da campanha, bem como o edital, deverá ser disponibilizado em um banner no topo do site do Focco-PB.

Calendário de divulgação

Em reunião na última quinta-feira, integrantes do Focco-PB e representantes da Secretaria de Estado da Educação montaram um calendário de visitas às gerências regionais para a divulgação do concurso. Além disso, estão sendo mantidos contatos com sindicatos das escolas privadas e os órgãos integrantes do Focco também farão outras mobilizações para divulgação do concurso.

Datas de visitas a regionais de Educação
10/05/2019 – Reunião divulgação Gerência Regional João Pessoa
15/05/2019 – Prazo acordado para inscrições das escolas no sistema do Concurso
17/05/2019 – Reunião divulgação Gerência Regional Guarabira
24/05/2019 – Reunião divulgação Gerência Regional Campina Grande
04 e 05/06/2019 – Produção das redações no simulado
04 e 05/06/2019 – Produção dos desenhos
Até 30/07/2019 – Envio dos trabalhos selecionados pelas escolas
23/08/2019 – Término das inscrições

O Focco

Denuncie

Contatos

 (83) 2107-6075
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n,
Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.